SOBRE ANCM
Natação é a capacidade do homem e de outros seres vivos de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma actividade física que pode ser, de maneira simultânea, útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.
A natação é uma das disciplinas esportivas aquáticas mais importantes, aceita actualmente pelo Comité Olímpico Internacional como um desporto oficial. A natação é um desporto realizado na água, sem nenhum tipo de assistência artificial e pode ser realizada em espaços fechados como piscinas, assim como a céu aberto em grandes lagos, rios e praias. Actualmente, a natação é considerada um dos desportos mais completos, eficazes e úteis na horta de desenvolver um bom estado físico e de contar com um sistema respiratório e muscular sólido.
Como actividade recreativa, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais como nos mares, lagos e rios.
Embora os estilos de natação também sejam utilizados no lazer, é muito comum que os nadadores recreativos utilizem estilos menos técnicos, geralmente mantendo a cabeça fora de água.
Existem 6 modalidades/disciplinas distintas na especialidade de natação a saber:
- Natação pura
- Polo aquático
- Saltos para a água
- Natação de águas abertas
- Natação sincronizada e
- Mergulho
Das quais a natação pura, o polo aquático e a natação de águas abertas possuem a categoria Masters.
Após se tornar um desporto popular, começaram as competições para determinar o atleta mais rápido dentro d’água. No século XIX a natação tornou-se um desporto. Alguns acontecimentos históricos marcaram a modalidade, um deles foi a travessia do Canal da Mancha de um soldado de Napoleão Bonaparte. A primeira prova oficial foi em 1858, na Austrália. Uma década depois veio a Inglaterra com um campeonato nacional e, na sequência, os Estados Unidos. Essas provas eram realizadas em rios ou em mar aberto.
A primeira participação da natação em olimpíada foi na primeira edição da Era Moderna, em 1896 na cidade de Atenas na Grécia. Foram realizadas no mar três provas, sendo uma de 100 metros livre, uma de 500 metros livre e outra de 1.200 metros livre. O primeiro nadador a receber uma medalha de ouro foi o húngaro Alfred Hajo.
Por serem praticadas em águas marinhas ou nos rios, havia risco para a vida dos atletas. Apenas em 1908 as disputas passaram a acontecer em piscinas, nos Jogos Olímpicos de Londres. Somente em 1912 houve a participação de mulheres, na Olimpíada de Estocolmo, na Suécia. A vencedora foi uma australiana, Sarah “Funny” Durack, na prova de 100 metros livre.
As olimpíadas foram interrompidas por 12 anos devido à Segunda Guerra Mundial. O retorno foi em 1948, em Londres, sendo os americanos os vencedores, permanecendo campeões de natação durante um bom tempo. Em 1964, nos Jogos de Tóquio, o americano Don Schollander foi o primeiro atleta a conquistar 4 medalhas de ouro em uma mesma competição.